30.8.23

Até que idade é possível fazer um empréstimo para comprar casa?

in Notícias ao Minuto


Fique a par das maturidades e saiba ainda como calcular a idade máxima para pedir crédito habitação.


Em abril de 2022 entraram em vigor novas recomendações do Banco de Portugal (BdP) sobre o prazo médio dos contratos de crédito à habitação e de outros créditos com garantia hipotecária ou equivalente. Afinal, até que idade é que é possível fazer um empréstimo para comprar casa?


De acordo com o supervisor da banca, o prazo máximo dos novos contratos de crédito à habitação e de outros créditos com garantia hipotecária ou equivalente não deve ser superior a:40 anos, no caso de clientes com idade inferior ou igual a 30 anos;
37 anos, no caso de clientes com idade superior a 30 anos e inferior ou igual a 35 anos;
35 anos, no caso de clientes com idade superior a 35 anos.

Como calcular a idade máxima para pedir crédito habitação?

De acordo com o ComparaJá.pt, para saber qual é a sua idade máxima para pedir crédito habitação deve considerar a seguinte fórmula: Idade do titular mais velho + Prazo do empréstimo = Idade máxima no final do empréstimo.

"Por exemplo: se a idade máxima no final do empréstimo for de 75 anos (como é na generalidade dos bancos) e quiser contratar um crédito habitação a 30 anos, terá de o fazer até aos 45. Por outro lado, se contrair um empréstimo aos 55 anos, terá de o pagar em 20 anos", indica a plataforma de comparação de produtos de crédito e telecomunicações.

Ainda segundo o ComparaJá.pt, "pedir crédito habitação próximo do limite de idade significa que terá um prazo mais apertado para o pagar, o que traz vantagens e desvantagens".

"Por um lado, pagar o empréstimo em menos prestações implica pagar juros durante menos tempo, o que diminui o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC). Dito de outro modo, o crédito fica mais barato e termina mais depressa, o que acaba por ser a decisão financeira mais prudente sempre que o orçamento familiar assim o permite. Contudo, nem sempre há condições para isso, as famílias nem sempre podem dispor de um valor mais expressivo todos os meses para pagar o empréstimo", acrescenta.