30.8.23

Confiança dos consumidores e clima económico recuam em Agosto

Por Lusa, in Público

Um mês antes, o indicador de confiança dos consumidores portugueses tinha atingido o máximo desde o início da guerra da Ucrânia.


O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Agosto, após ter atingido um valor máximo em Julho, o mesmo comportamento seguido pelo indicador de clima económico, que também desceu, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE, "o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Agosto, após ter registado no mês anterior o valor máximo desde Fevereiro de 2022", mês no final do qual teve início a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O indicador de clima económico "diminuiu em Julho e Agosto, após ter estabilizado em Junho", refere o INE, acrescentando que os indicadores de confiança diminuíram em todos os sectores - indústria transformadora, construção e obras públicas, comércio e serviços.


Sentimento económico recua zona euro

Na zona euro, o sentimento económico voltou a recuar, em Agosto, face a Julho, na zona euro (-1,2 pontos para os 93,3) e na União Europeia (UE, -0,6 pontos para os 92,9), segundo dados também divulgados pela Comissão Europeia esta quarta-feira.


De acordo com os dados da Direcção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) do executivo comunitário, na UE e na zona euro, a confiança dos consumidores (-16 e -17 pontos, respectivamente) e dos empresários dos sectores da indústria (-10,3 e -9,8), construção (-5,2 e -7,7) e comércio a retalho (-5 e -4,5) foram as que recuaram mais acentuadamente, de Julho para Agosto.

Considerando as maiores economias da UE, o indicador do sentimento económico deteriorou-se em França (-2,5), na Alemanha (-2,4) e em Itália (-1,1), tendo melhorado em Espanha (1,5), na Polónia (1,2) e ligeiramente nos Países Baixos (0,2 pontos).

De acordo com a DG ECFIN, também o indicador das expectativas de emprego recuou em Agosto: 1,3 pontos para os 102,1 na zona euro e -1,0 para os 101,7 pontos na UE.

O sentimento económico está a diminuir, na UE, há sete meses consecutivos e, na zona euro, desde Abril.


[artigo disponível na íntegra apenas para assinantes]