24.7.23

Maioria dos jovens nunca participou em ações sociais e políticas (e também não vai à JMJ)

Filipe Santa-Bárbara, in TSF

Quase metade dos jovens inquiridos pela sondagem Aximage para a TSF, DN e JN assumem-se católicos e reconhecem a importância da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para o país. Questionados se vão participar, a resposta é não. Já noutras ações políticas e sociais, mais de metade revela que nunca participou.

A pergunta é simples: "Já alguma vez participou em ações sociais e políticas?" A resposta para mais de metade dos inquiridos (52%), na última sondagem da Aximage para a TSF, DN e JN, também: nunca. E se o envolvimento político e social deixa a desejar, também o religioso não fica atrás com quase três quartos dos inquiridos a dizer que não vai participar na JMJ.

Mas começamos pela religião com quase metade dos inquiridos (49%) a assumirem-se católicos face aos 38% que dizem não ter ou seguir qualquer religião. Já 5% admitiram ser evangélicos, a mesma percentagem daqueles que dizem seguir uma religião não cristã.


Daqueles que admitem a fé, quase metade até participam, ocasionalmente, em eventos religiosos, 25% dizem que não o fazem.

E por estes dias a iniciativa religiosa mais falada do país é mesmo católica - a JMJ - e a esmagadora maioria não passou ao lado, uma vez que são menos de 10% os inquiridos a dizer que não ouviram falar da Jornada. Nessa pequena fatia, a maioria é da zona sul do país e das ilhas.

A importância do acontecimento em território nacional é sublinhada por quase metade dos inquiridos, mas quando a pergunta é se vai ou tem intenção de participar o caso muda de figura: 74% não vão, 10% ainda não sabem, 6% vão como peregrinos e outros 6% vão ser voluntários.

Sobre voluntariado, no geral, o estudo da Aximage revela que mais de um terço dos inquiridos nunca participou em ações deste tipo, 27% fizeram-no na área da solidariedade social, 14% no desporto e 12% já fizeram voluntariado de cariz religioso.

E se a percentagem cresce muito mais quando olhamos para o desligamento ao nível social e político - os tais 52% que nunca participaram neste tipo de ações -, temos 31% que assinalam o facto de terem assinado uma petição e 16% admitem já ter participado numa manifestação.

As coisas ficam bem piores ao nível dos partidos e dos sindicatos, isto porque 6% admitem ter tido algum envolvimento com partidos políticos e apenas 4% participaram em atividades sindicais.

Ficha Técnica

A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, DN e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos jovens em Portugal abordando temas da atualidade nacional política, económica e social.

O trabalho de campo decorreu entre os dias 11 e 14 de julho de 2023. Foram recolhidas 803 entrevistas de residentes em Portugal entre os 18 e os 34 anos. Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e região.

À amostra de 803 entrevistas corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.