Victor Ferreira, in Público
Descida de 0,3 pontos percentuais face à inflação de Junho deve-se “parcialmente” a um “decréscimo dos preços nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas”, diz o INE.A taxa de inflação terá baixado para 3,1% em Julho, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE).
É uma descida de 0,3 pontos percentuais face aos 3,4% registados em Junho. Tal desaceleração, a confirmar-se a 10 de Agosto, quando saírem os dados definitivos, "está parcialmente associada a um decréscimo de preços verificado na classe dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas", refere o INE, na informação divulgada esta manhã.
[...]
[...]
Na variação mensal, a inflação terá descido 0,4% em Julho face a Junho, quando nesse mês foi de 0,3%. Há um ano, a variação mensal foi nula em Julho.
Com estes dados, o INE calcula que a inflação seja de 7,3% nos últimos 12 meses, descendo dos 7,8% calculados no mês anterior.
Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite comparações com outros países, terá registado uma variação homóloga de 4,3% (4,7% no mês precedente).
[artigo disponível na íntegra só para assinantes aqui]