19.7.23

Preços do cabaz alimentar recuaram 10% em três meses

André Cabrita-Mendes, in Jornal Económico


A medida de isenção de IVA para 46 tipologias de bens alimentares entrou em vigor há três meses.


Os preços do cabaz alimentar recuaram 10% em três meses desde que a medida de isenção do IVA entrou em vigor. O cabaz alimentar é composto por 46 tipologias de bens alimentares que passaram a estar isentos de IVA.

“Assistiu-se a uma redução de 10,06% no preço do mesmo cabaz alimentar, traduzindo tais valores uma redução relevante, progressiva e sustentada, do preço dos bens alimentares que integram o referido cabaz, constituindo esta medida, de igual modo, um dos fatores que contribuiu para a tendência de descida da taxa de inflação em Portugal, registada nos últimos meses”, anunciou hoje o Ministério da Economia com base nos dados da ASAE.

“Para alcançar estes resultados foi decisiva a concretização dos compromissos assumidos pelo Estado Português, quer quanto à isenção do IVA, quer quanto ao reforço nos apoios à produção agrícola para mitigar o impacto dos custos de produção, bem como dos compromissos assumidos de todas as demais partes subscritoras do Pacto para a Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares com o desígnio de mitigar os impactos da inflação junto das famílias em Portugal”, acrescenta a tutela de António Costa Silva.