28.9.11

Banco de Portugal também acha que recessão vai ser maior em 2012

Rui Peres Jorge, in Jornal de Negócios

O Banco de Portugal também irá baixar a sua previsão de crescimento para o próximo ano. Começa a ser cada vez mais provável que a recessão de 2011 implique uma contracção do PIB superior a 2%, adiando a inversão do ciclo económico da economia nacional para lá de 2012.

A última previsão do Banco de Portugal apontava para uma recessão de 2% este ano e de -1,8% para 2012. Questionado no Parlamento sobre o que espera em termos de crescimento, Carlos Costa recusou dar valores concretos, mas disse que “ninguém deve esperar previsões melhores do que as últimas”, isto porque “a degradação externa vai ter impacto necessariamente na economia, via exportações”, disse, vincando que “o nosso motor de crescimento hoje são as exportações”.

O Governo, que tinha previsões alinhadas com as do BdP e com as da troika, já admitiu que espera que o crescimento de 2011 seja um pouco melhor que o antecipado tendo, contudo, baixado as suas expectativas para 2012, apontando agora para uma recessão próxima dos -2,5%.

A revisão em alta para este ano é explicada por um primeiro trimestre melhor que o esperado em termos de crescimento. Estas alterações significam que, ao contrário do perfil assumido até agora, a recessão em Portugal deverá ser maior em 2012 do que em 2011.