30.9.11

E se de repente um emprego vier ter consigo?

in Dinheiro Vivo

Parece mentira, mas não é: há ofertas de emprego por aí. Mais, algumas aparecem a pessoas que nem estão à procura de trabalho. Apesar de soar algo estranho, num mercado que produz desempregados a uma velocidade alucinante, a verdade é que há profissionais que encontram trabalho sem querer.

Para a autora Maite Piera, autora do livro «Procurar trabalho para totós», isto não acontece por mero acaso. Há que ter a atitude certa e ser flexível o suficiente para saber identificar as novas oportunidades.

E há algumas dicas a cumprir.
1. Quando for confrontado diga… depende! Estaria disposto a mudar de trabalho? Se lhe fizeram esta pergunta responda “depende”. Não feche portas, nem mostre a sua opinião de forma aberta. É que não sabe se a oferta que lhe fazem o vai motivar ou vai de encontro aos seus intereses.

2. A sua situação deve ser conhecida. É conveniente que os seus amigos, familiares, antigos chefes e colegas conheçam os seus intereses. Se eles receberem uma oferta, podem sempre endereçá-la para si.

3. Uma boa rede de contactos. Amplie a sua rede de networking, trave conhecimento com gente que poderá vir a oferecer-lhe trabalho, conte às pessoas o que faz profissionalmente e peça mais informações quando alguém lhe diz o que faz.

4. Proactividade. Se a empresa não vem a si, venda-se como o candidato perfeito. Ofereça os seus serviços à organização para a qual quer trabalhar.

5. Mudar sem sair da sua empresa. Conheça a cultura e as características da empresa em que trabalha. Preste atenção às mudanças e indague se há alguma vaga nas áreas que mais lhe interessam.

Deixe procurar para encontrar
Peter Bregman, assessor de CEO e de equipas, tem como teoria de que quem precisa de um emprego deve deixar de o procurar compulsivamente. Segundo Bregman, não é necessário dedicar mais que um par de horas por dia a essa actividade. Mais importante é complementar essa busca com outras actividades que requerem tempo e dedicação.

1. Elabore um currículo eficaz
2. Não fique obcecado com os portais de emprego
3. Invista o seu tempo em almoços com pessoas que poderão dar-lhe emprego, a falar com eles, a conhecer futuros empregadores. Networking, em suma.

Dedique 90% do seu tempo a fazer coisas que sempre quis fazer e nunca teve tempo. Se realizar alguma destas actividades com outras pessoas, procure ser o líder.