28.9.11

Portugueses não gostam do que vêem ao espelhoPortugueses vêem-se ao espelho e não gostamEstudo revela que a ausência de eficácia governativa deixa os portugueses muito desiludidos com o seu país.

in RR

Estudo revela que a ausência de eficácia governativa deixa os portugueses muito desiludidos com o seu país.

A auto-estima dos portugueses nunca esteve tão baixa. Um estudo feito pelo Reputation Institute em 53 países mostra que só os gregos, os italianos e os húngaros estão mais descontentes do que os portugueses.

O principal motivo de insatisfação prende-se com o mau funcionamento das instituições. A ausência de eficácia governativa deixa igualmente os portugueses muito desiludidos com o seu país.

As coisas mudam de figura quando são os outros a avaliar-nos. O Reputaion Institue pediu aos habitantes dos oito países mais ricos do mundo para dizerem o que pensam sobre os 53 países e Portugal surge na 21ª posição.

Os estrangeiros reconhecem que Portugal é pouco desenvolvido do ponto de vista económico. Acham até que está mal governado, mas maravilham-se com a paisagem e com a cultura portuguesas, trunfos que podem ser sobretudo usados pelas instituições que se dedicam à promoção turística do país. O turismo surge inclusivamente como o sector em que Portugal tem mais futuro.

O estudo, cujo trabalho de campo foi feito no primeiro trimestre deste ano, vai já na terceira edição. De 2009 para cá, Portugal foi sempre caindo na tabela, que este ano é liderada pelo Canadá. O Iraque fecha a lista como o país menos atractivo do mundo.