28.9.11

CNIPE concorda com transferência de prémio para alunos carenciados

in Jornal Público

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) concorda com a decisão do Governo de transferir o valor do prémio destinado aos melhores alunos do ensino secundário para projectos de apoio aos estudantes mais carenciados.

O PÚBLICO noticia hoje que o Governo suspendeu o prémio de mérito de 500 euros que tem como objectivo distinguir os melhores alunos do ensino secundário de cada escola, uma decisão que a Confederação Nacional das Associações de Pais considerou "mais um murro no estômago" e um "sinal da falta de estratégia para a Educação".

Para o dirigente da CNIPE, Rui Martins, foi a “atitude pedagógica correcta atendendo à actual situação. O prémio de mérito continua a ser atribuído e o desempenho reconhecido. Acho que os alunos vão aceitar, porque basta falar com eles e explicar-lhes o que se está a passar".

"Se os alunos não aceitarem penso que poderão ficar com o prémio (dinheiro) mas acho que há aqui uma regra de bom senso que deve ser seguida”, acrescentou.

A CNIPE tomou conhecimento do despacho ministerial na terça-feira durante uma reunião com o director da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).

Rui Martins contesta as críticas à decisão do ministério, lembrando que “neste momento, há muitos pais que deixaram de marcar semanalmente as refeições dos filhos para passar a marcar diariamente, porque têm de fazer uma gestão diária do orçamento familiar”.