28.9.11

Coimbra: Instituições locais criam Plataforma ODM na Cidade para combater pobreza

in Cnotícias.net

Dezenas de instituições criaram hoje a Plataforma ODM na Cidade – Coimbra Unida contra a Pobreza, que visa informar e sensibilizar a sociedade local sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

As cerca de 40 entidades envolvidas no projeto celebraram esta tarde, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, um protocolo nesse sentido, assumindo como principal objetivo “a redução da pobreza e da fome em 50 por cento” na cidade até 2015.

Intervieram na apresentação o presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, e os presidentes das entidades que constituem o secretariado executivo da Plataforma, Atlas, Saúde em Português e Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (AAC), Maria do Rosário Almeida e Sousa, Hernâni Pombas Caniço e Igor Pereira, respetivamente.

A constituição desta rede local teve em conta “o êxito do trabalho em rede realizado na cidade de Coimbra, em outubro 2010, no sentido da divulgação e da sensibilização sobre os problemas do desenvolvimento humano, sob a égide da Plataforma ODM na Cidade”.

O protocolo de constituição de parceria hoje assinado visa uma ação conjunta “na continuidade do trabalho desenvolvido anteriormente”, reforçando o número de participantes.

João Paulo Barbosa de Melo defendeu “uma Coimbra mais solidária, mais voluntária, animada e sem medo”, envolvida nos objetivos da Plataforma ODM na Cidade – Coimbra Unida contra a Pobreza.

“Uma Coimbra de gente virada para o serviço aos outros”, que tire partido do facto de ser “uma cidade jovem, cheia de universitários”, acrescentou o presidente da Câmara.

Pombas Caniço, em nome da Saúde em Português, fez votos para que “a cidade dos doutores seja promotora de vida”.

Depois da experiência de 2010, “é preciso que tenhamos a noção de que o todo deve influenciar as partes e que as partes não devem dominar o todo”, adiantou.

Para Maria do Rosário Almeida e Sousa, “a sociedade civil pode, quando quer, ter um grande poder” e “alargar horizontes na luta contra a pobreza”.

A Plataforma apresentou hoje o programa das atividades a realizar em outubro, que incluem angariação de fundos, ações de informação e sensibilização, além de iniciativas de caráter cultural, cívico e desportivo.