24.9.11

Programa da 'troika' só funciona se ajudar Portugal a crescer, diz Vítor Gaspar

in Jornal de Notícias

O programa a que Portugal se comprometeu para receber a ajuda financeira de emergência só terá resultado se colocar o país a crescer e para tal as reformas estruturais são essenciais, disse, este sábado, o ministro das Finanças português.

"O programa só poderá resultar se houver crescimento, e isso só pode ser feito com as reformas estruturais definidas no programa" que Portugal assinou com a 'troika' do Fundo Monetário Internacional (FMI), da União Europeia (UE) e do Banco Central Europeu (BCE), afirmou Vítor Gaspar, numa intervenção durante a reunião anual do FMI e do Banco Mundial.

O ministro das Finanças português, que falava numa mesa redonda sobre a "Definição de um Caminho de Crescimento para a Zona Euro", lembrou também que a maioria dos portugueses apoia o programa de reformas a que Portugal se comprometeu, citando os resultados das eleições legislativas de Junho passado.

"Só os partidos mais à esquerda é que não subscreveram o programa, 80 por cento dos votos foram para os partidos que subscreveram o programa, que receberam 85 por cento dos lugares no parlamento", afirmou Vítor Gaspar.

"Temos um enorme consenso sobre o programa" de reformas e "sobre um tema vital do programa, que é a redução da despesa", acrescentou o ministro, citando uma estatística paneuropeia.

O ministro português considerou ainda que a expansão da despesa pública no seguimento da crise de 2008, foi "insustentável, de curto prazo e tornou o pedido de assistência inevitável".