12.12.14

Projecto Troika. O resumo de uma triste estadia

Por Miguel Branco, in iOnline

Mais de um ano depois, o colectivo de nove fotógrafos cumpre o prometido: edita em livro os retratos de uma etapa portuguesa

Quando, em Julho, o Projecto Troika invadiu oEdifício AXA – a meias com o Cartier-Bresson – para uma exposição onde apenas se descobria uma parte do trabalho desenvolvido pelos nove fotógrafos, o desfecho final ainda não era conhecido. Traduzindo, não era certo que o seu objectivo – que passava por obter 15 mil euros através de crowdfunding para editar um livro e fazer um filme – fosse cumprido a tempo. É que o prazo-limite ia até 30 de Setembro e, no Verão passado, faltavam cumprir os últimos 20 por cento, facto que iria a consumar-se a 30 dias do fecho do crowdfunding, a 1 de Setembro. Esse foi o momento de esfregar as mãos e avançar. Agora – hoje no Porto, às 21h30 no Edifício AXA; amanhã às 17h30 na Fábrica Braço de Prata – é hora de (re)apresentar o Projecto Troika em livro. No formato que sempre quis ser.

Adriano Miranda, António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Pedro Neves, Rodrigo Cabrita e Vasco Célio são os responsáveis por esta análise a um país sob o efeito da troika, cada um com a sua maneira de o fazer. Tudo coisas para ver ao longo das 214 páginas de “Projecto Troika”, que conta com o subtítulo “Um documento visual para memória futura”.

Começa com um prefácio do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que se prolonga com Paulo Pimenta e “O Sorriso”; Rodrigo Cabrita e “Morrer de Indiferença”; Lara Jacinto e “>350.300”; Adriano Miranda e “Os Despidos”; António Pedrosa e “Limbo”; Bruno Simões Castanheira e “A Ditadura do Empobrecimento”; José Carlos Carvalho e “Rostos Reais da Fome”; Vasco Célio e “Inexistência do Lugar”; Pedro Neves e o filme “Acima das nossas possibilidades”.

No Porto, a apresentação conta com a presença de Sérgio Aires e Rita Castro Neves, enquanto em Lisboa a sessão vai ter como convidados Ana Cardoso, José Soudo e Renato Guedes. Neste último caso vai ser exposta uma fotografia de cada autor. Ambos os momentos vão decorrer com palestra, precedida do visionamento do filme de Pedro Neves – o único que não escolhe a fotografia para se manifestar – “Acima das nossas possibilidades”.

O Projecto Troika atingiu o seu objectivo, mas não é por isso que não pode contribuir através do site do conjunto. Toda a migalha ajuda.