19.3.15

Campanha: Crianças com trissomia 21 não devem ser "invisíveis" na sala de aula

in Diário de Notícias

A campanha "Obrigada Professora, por puxar por mim!" procura sensibilizar para a necessidade de desafiar e investir nas crianças com trissomia 21.

A associação de pais de crianças com trissomia 21, Pais 21, lança a campanha de sensibilização "Obrigada Professora, por puxar por mim!", para procurar chamar a atenção para as capacidades das crianças e jovens com a anomalia genética, que são muitas vezes "invisíveis" nas escolas. Surge no contexto do Dia Mundial da Trissomia 21, assinalado a 21 de março.

"Muitas escolas não estão ainda preparadas para investir no potencial destas crianças e jovens e acabam erradamente por marginalizá-los", diz a Pais 21 em comunicado, destacando que as capacidades dos alunos com trissomia 21 são muitas vezes desvalorizadas.

A campanha de inclusão escolar procura que os alunos com trissomia 21 deixem de ser "invisíveis" e sejam vistos como capazes. "Ter trissomia 21 não significa ser-se menos capaz ou valer menos investir no seu desenvolvimento", sublinha a associação.

Além da campanha de sensibilização, a Pais 21 promove ainda o lançamento do livro Bebés com Trissomia 21 - Novo Guia para Pais, que será distribuído gratuitamente a pais de bebés com trissomia 21 nos hospitais portugueses, como parte do Kit 21. O Kit 21 é organizado pela associação de pais para fazer chegar "a informação correta desde o primeiro momento" aos pais de crianças com a anomalia genética mais comum, para que "saibam do potencial do seu filho desde o seu nascimento e tenham consciência de que não estão sozinhos".