17.3.15

Taxa de emprego portuguesa com a maior queda na UE

in RR

Números do Eurostat dizem respeito ao quarto trimestre do ano passado.

Portugal registou a maior queda da taxa de emprego entre os Estados-membros da União Europeia no quarto trimestre do ano passado, ao recuar 1,4% face ao trimestre anterior.

O valor negativo, entre Outubro e Dezembro do ano passado, acontece depois dos avanços no emprego registados tanto no segundo como no terceiro trimestre de 2014, de 0,9% e 1,4%, respectivamente, segundo o Eurostat.

Já fazendo a comparação homóloga - o quarto trimestre de 2014 com o mesmo trimestre de 2013 - a taxa de emprego aumentou 0,7% em Portugal. No terceiro trimestre, esta taxa tinha sido de 1,9%.

Quanto a dados agregados, de acordo com os valores divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas europeu, o número de pessoas empregadas aumentou uns ligeiros 0,1% na Zona Euro, entre Outubro e Dezembro, face ao trimestre anterior, enquanto no total dos 28 países da UE o avanço foi de 0,2%.

Além de Portugal, também Chipre (-0,6%), Polónia (-0,3%), Itália (-0,2%) e Malta (-0,1%) registaram quedas no número de pessoas empregadas no quarto trimestre de 2014, face ao período anterior, enquanto Espanha e Letónia (ambos com 0,7%), assim como Irlanda e Eslovénia (0,6%) tiveram as mais altas taxas de crescimento do emprego.

Em termos homólogos, o emprego aumentou 0,9% na Zona Euro no quarto trimestre de 2014 e 1% na UE.

A taxa de crescimento do emprego dá conta da percentagem de variação de pessoas empregadas.

Segundo as estimativas do Eurostat, 226,7 milhões de pessoas tinham emprego na UE no quarto trimestre de 2014, sendo que desses 148,6 milhões são na Zona Euro.