19.3.15

Conselho Europeu. Grécia deve marcar agenda

Por Margarida Vaqueiro Lopes, in iOnline

Apesar de não constar do planos de trabalhos, a economia grega ensombra reunião


O Conselho Europeu, que começa esta tarde, tem na agenda oficial a união energética, as relações externas – centradas sobretudo no conflito no leste da Ucrânia e a análise das perspectivas económicas. No entanto, a actual situação da economia grega pode fazer o berço da antiguidade clássica fazer parte dos trabalhos.

Ontem foi anunciado que Alex Tsipras iria reunir, após os trabalhos de hoje, com os líderes alemã e francês Angela Merkel e François Hollande, com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker e com Mario Draghi. A este encontro juntar-se-á ainda o presidente do Eurogrupo, Dijesselbloem.

Em Bruxelas, o sentimento não é particularmente optimista em relação às negociações com os credores, numa altura em que o país poderá em breve começar a entrentar problemas de liquidez. Recorde-se que o acordo alcançado a 20 de Fevereiro entre os ministros das Finanças da zona euro, fez com que o programa de resgate helénico fosse estendido até ao final de Junho. Por seu lado, Atenas tinha que apresentar e aplicar um plano de reformas de forma a garantir que recebia a ultima tranche do empréstimo, de sete mil milhões de euros.

A cimeira começa às 15h (hora de Lisboa), e termina esta sexta-feira.