26.3.15

Violência doméstica deixou 700 orfãos em dez anos

por Rute Coelho, in Diário de Notícias

A Comissão de Proteção às Vítimas de Crime denuncia que a maioria das crianças, apesar do "trauma brutal", não teve apoio do Estado.

Um dos últimos traumatizados pela violência conjugal é uma criança de três anos que perdeu a mãe e o pai no mesmo dia. Aconteceu no dia 3 de março: o pai matou a mãe à facada, em casa, em Santa Marta do Pinhal, Corroios, e a seguir saltou da ponte 25 de abril e suicidou-se. O filho de três anos ficou durante 20 minutos a assistir à morte da mãe, no chão da cozinha. O caso foi evocado ao DN por Carlos Anjos, presidente da Comissão de Proteção às Vítimas dos Crimes Violentos (CPVCV).

Segundo uma estimativa feita pela Comissão, "nos últimos 10 anos cerca de 700 crianças ficaram orfãs de mãe por causa da violência doméstica". A projeção foi feita com base no número de 400 mulheres mortas na última década, à média de 1,5 filhos por cada uma. Uma das crianças orfãs do ano passado é Joana, de 13 anos, cujo pai está em prisão preventiva pela morte da sua mãe e irmã, em Soure (Coimbra). O crime aconteceu a 20 de outubro do ano passado. Os amigos de Inês, de 16 anos, prestaram uma homenagem com balões brancos (na foto).