In "Funchal Notícias"
O Núcleo Amnistia Internacional Funchal (NAIF) iniciou a 7 de dezembro diversas atividades de promoção dos Direitos Humanos, que se prolongam até ao próximo dia 11.
Esta iniciativa insere-se num dos maiores eventos de Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional, a Maratona de Cartas.
Em todo o mundo milhões de pessoas assinam cartas em prol de indivíduos e comunidades em risco.
O objetivo da Maratona de Cartas é chamar à atenção para estes casos junto dos governantes onde ocorrem estas violações de Direitos Humanos, sendo que poderá resultar numa melhoria das condições destas pessoas e comunidades em risco.
A Maratona de Cartas do ano passado teve um recorde de 3 milhões de cartas enviadas. Beneficiou uma comunidade de mulheres e raparigas sul-africana para o acesso a serviços de saúde pré-natal, e resultou no perdão total e na comutação da pena de morte do nigeriano Moses Akatugba, que permaneceu 10 anos no corredor da morte.
Dia 10 de dezembro, dia em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, o NAIF celebra esta data com abraços grátis na Avenida Arriaga.
Mais tarde, no Armazém do Mercado, será projetado o documentário “Cultures of Resistence” da realizadora Lara Lee com hora marcada para as 19:30h, seguido das atuações de Double Blues Band (20:30h), S.O.U (21:00h) e Yubar DJ Set pelas 21:30h.
Durante esta semana o núcleo estará pelas ruas e escolas do Funchal, dinamizando e promovendo a importância dos Direitos Humanos. A assinatura de todos pode salvar vidas.


