30.3.17

Teatro e workshops celebram interculturalidade

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

A «Semana da Interculturalidade» contempla um conjunto muito variado de atividades, que terão lugar em nove cidades portuguesas para fomentar o diálogo e a inclusão

Espetáculos, jogos, encenações, workshops e exposições vão marcar a «Semana da Interculturalidade», de 3 a 9 de abril. A iniciativa é um meio para sensibilizar para a «necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária», lê-se num comunicado da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN-Portugal), promotora desta semana temática.

As dinâmicas que visam assinalar esta causa vão decorrer um pouco por todo o país: Évora, Guarda, Portalegre, Porto, Leiria, Santarém, Viseu, Castelo Branco e Coimbra. Entre as atividades a apresentar encontram-se workshops sobre interculturalidade e dança cigana, mostras gastronómicas interculturais e a leitura do livro «Fogueira da discriminação».

Além disso, haverá a possibilidade assistir a saraus interculturais e visitar várias exposições sobre «Os homens e as mulheres ciganas pelo olhar das crianças» e «Cidadania na interculturalidade». Está igualmente agendado um colóquio com os jovens sobre direitos humanos e interculturalidade, a apresentação do livro «A cultura e tradições ciganas» e a tertúlia «O judaísmo e a cultura judaica».

Será também possível assistir à ação de formação «Portugueses ciganos, cidadania e interculturalidade», à peça de teatro «Despir os preconceitos, vestir a inclusão» e participar em «jogos de todo o mundo». «Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com outras culturas», refere a EAPN-Portugal.