10.3.17

OCDE. Desemprego mantém-se em 10,2% em janeiro

Nuno André Martins, in o Observador

Taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 10,2% em janeiro. Desemprego na zona euro também não sofreu alterações. Ainda há 5,7 milhões de desempregados que antes da crise.

A taxa de desemprego em Portugal ter-se-á mantido nos 10,2% em janeiro, depois de três meses consecutivos a cair, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ainda 0,6 pontos percentuais acima da média da zona euro.

No conjunto dos 35 países membros da OCDE, há mais de 38 milhões de pessoas desempregadas. Cerca de 5,7 milhões de pessoas a mais que em abril de 2008, antes de a crise financeira e económica ganhar força. Ainda assim, a taxa média de desemprego entre estes países era de 6,1%, segundo as contas na organização, e está a cair.

Na zona euro a estimativa é mais negativa: 9,6%. A taxa de desemprego manteve-se em janeiro para o conjunto de países que partilham a moeda única, com cerca de metade dos países a não assistirem a qualquer evolução na situação do mercado de trabalho. Graças em parte aos países de leste, a taxa de desemprego na União Europeia é significativamente mais baixa, com apenas 8,1%, menos uma décima que em dezembro.

As maiores descidas aconteceram na Irlanda, que viu a sua taxa cair 0,2 pontos percentuais para os 6,7%, no Luxemburgo (6,1%), na Eslováquia (8,6%) e em Espanha (18,2%). Fora dos países europeus que fazem parte da OCDE, destaque para um aumento de 0,1 pontos percentuais no desemprego nos Estados Unidos (4,8%), Canadá (6,8%), Japão (3%) e México (3,6%).