1.3.17

INE confirma subida de 1,4% do PIB em 2016

in RR

Os valores para o quarto trimestre foram também revistos em alta.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta quarta-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,4% em 2016.

De acordo com os dados do INE, no ano passado o PIB atingiu cerca de 185 mil milhões de euros em termos nominais, tendo registado um aumento de 1,4% em volume, menos 0,2 pontos percentuais do que o verificado no ano anterior.

"O contributo da procura interna para a variação do PIB diminuiu, situando-se em 1,5 pontos percentuais em 2016 (2,6 pontos percentuais em 2015), reflectindo, principalmente, a redução do investimento e, em menor grau, o ligeiro abrandamento do consumo privado", refere o instituto.

"A aceleração do PIB resultou do maior contributo da procura interna, que passou de 1,1 pontos percentuais no terceiro trimestre para 2,5 pontos percentuais, observando-se uma recuperação do investimento e um crescimento mais intenso do consumo privado", acrescenta.

Em sentido contrário, acrescenta, a procura externa passou a registar um contributo negativo, devido ao forte crescimento das importações de bens e serviços.

O INE reviu ainda em alta o valor em termos trimestrais, face à estimativa rápida, para os 2%. Na estimativa rápida realizada a 14 de Fevereiro, tinha avançado uma subida de 1,9% no quarto trimestre.