15.3.17

Movimento contra a pobreza chega a Famalicão

Paula Maia, in Correio do Minho

O concelho de Vila Nova de Famalicão conta, desde o passado sábado, com um núcleo do movimento nacional Erradicar a Pobreza que tem como objectivo ajuda a combater as causas do flagelo da pobreza.
O projecto, apresentado publicamente na Biblioteca Municipal, conta já com um conjunto de personalidades famalicenses oriundas de diversas áreas.

Para a coordenadora do núcleo concelhio, Odete Paiva, “este movimento é de cidadania, que através de uma intervenção junto das escolas, junto das empresas, universidades, entre outras instituições, nos permitirá conhecer melhor a realidade e saber como actuar e agir.” E exemplificou: “O desemprego é um flagelo dos dias de hoje, que traz pobreza e é preciso actuar neste âmbito. O nosso objectivo passa por ensinar a pescar e ajudar a procurar soluções conjuntas”, salientou a responsável.

Para Paulo Cunha, que também marcou presença na cerimónia de apresentação deste núcleo, “este é mais um pilar que se está a construir em Famalicão, num projecto concelhio que já tem uma estrutura muito forte, de combate à pobreza de combate à exclusão social, de apoio à sociedade nomeadamente aos estratos mais desfavorecidos.”

É, por isso, um movimento que “vem enriquecer ainda mais a rede social do concelho de Vila Nova de Famalicão”.

O Movimento Erradicar a Pobreza nasceu em Maio de 2014. Tem uma abrangência nacional, mas está organizado em núcleos regionais.