13.3.17

Porto recebe em abril evento mundial de solidariedade que reúne 75 países

in o Observador

O "Dia das Boas Ações", evento mundial de solidariedade que reúne 75 países, chega pela primeira vez a Portugal sendo o Porto a cidade escolhida para o evento agendado para 2 de abril.

O “Dia das Boas Ações”, iniciativa anual de solidariedade internacional que decorre em simultâneo em 75 países, chega pela primeira vez a Portugal sendo o Porto a cidade escolhida para o evento agendado para 2 de abril.

É um evento que apela às boas ações e ao voluntariado para que as pessoas sintam como é bom ajudar o próximo e criar uma sensação de conforto pelo impacto positivo que se provoca nos outros”, acrescentou à Lusa uma das responsáveis pela organização do evento em Portugal, Ana Baldaia.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a organização revelou que a iniciativa, que já vai na 10.ª edição, “é um movimento global que teve início em 2007, em Israel, e foi criado pela empresária e filantropa Shari Arison”.

Segundo Ana Baldaia, a chegada a Portugal decorre do facto de a empresária israelita ter em 2016 “adquirido uma participação numa empresa portuguesa, manifestando depois o desejo de incluir o país no roteiro do evento”.

De acordo com a organização, a nível mundial “estima-se que se associem 1,5 milhões de voluntários e cerca de 1.500 projetos“.
Para uma ação que, no Porto, irá ser distribuída entre os dias 31 de março e 2 de abril, a organização conta angariar “no Grande Porto entre mil e 1.500 voluntários”.

Nos primeiros dois dias iremos estar, aproveitando que é fim de semana, em associações e organizações não-governamentais a sensibilizar para a causa da solidariedade e voluntariado”, explicou Ana Baldaia.

O Dia das Boas Ações “vai decorrer na Praça dos Poveiros, no Porto, e conta com o apoio da câmara municipal e a participação de várias Organizações Não Governamentais (ONG), que pretendem promover a sua missão e recrutar voluntários”, lê-se ainda na nota informativa.
Nessa data será ainda possível “presenciar diversas atividades como workshops para crianças e adultos, aulas de ioga, fazer recolha de alimentos e de outros bens, bem como assistir a animação musical”, acrescentou Ana Baldaia.

No âmbito de um concurso de arte de rua, em que os participantes são convidados a pintar murais, a organização vai presentear o “vencedor com um cheque-ensino de 1.000 euros, que depois poderá utilizar em qualquer instituição em que queira receber formação”, revelou a responsável.