17.9.18

"Dia Internacional do Idoso" assinalado em Lagos

in Algarve

O Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemora-se anualmente no dia 1 de outubro procurando sensibilizar a sociedade em geral para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa. O Município de Lagos volta a assinalar esta efeméride.

Boa disposição é o que promete o Baile Comemorativo do Dia Internacional do Idoso que terá lugar no próximo dia 7 de outubro, pelas 15h00, no Polivalente do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, desta vez abrilhantado pela participação do Grupo de Cavaquinhos do Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior, e com animação musical a cargo do artista Cláudio Rosário. Sublinhe-se que existe transporte assegurado pela autarquia, sendo que as inscrições estão abertas até ao dia 24 de setembro, nas Juntas de Freguesia do Concelho.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Gonçalo, com o apoio do CASLAS (que cede o espaço).

Em Lagos o envelhecimento é um tema há muito presente nas políticas municipais, visando não só a disponibilização de apoios a idosos em situação de maior fragilidade social, como também através de um trabalho preventivo que visa promover o envelhecimento ativo, combater o isolamento e proporcionar oportunidades de participação e convívio. Recorde-se a este propósito uma outra iniciativa da autarquia - “Saúde em Movimento”, cuja Sessão de Abertura está prevista para o próximo dia 4 de outubro, pelas 9h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI. Desenvolvido anualmente de set/out. a junho, o projeto de promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas com idade superior a 40 anos –“ Saúde em Movimento” contou, na sua última edição, com a participação de mais de 200 praticantes regulares nas classes de exercícios físicos em funcionamento em todas as freguesias do concelho, bem como um número crescente de participantes nas demais atividades realizadas, que vão desde as Marchas-Passeio até às Olimpíadas Sénior, passando pelas atividades “A Ciência não tem Idade” (dinamizadas pelo Centro Ciência Viva de Lagos) e pelas Sessões de Educação para a Saúde (em parceria com entidades diversas).

+ INFO sobre este projeto nos locais de prática e no Gabinete de Avaliação e Prescrição de Exercício do Centro de Saúde de Lagos.
Fonte: SC da CM Lagos