13.9.18

Há uma loja que só dá emprego a quem tem mais de 60 anos

Texto de Ana Sofia Reis, in Notícias Magazine

Seguro de saúde melhorado, duas folgas semanais e um turno de seis horas e meia por dia são alguns dos benefícios oferecidos aos funcionários.

Em Portugal, em 2014, a idade de reforma era de 65 anos. Em 2018, esse número aumentou para os 66 anos e três meses. Contudo, a partir dos 50 anos, arranjar um emprego, no nosso país, começa a ser uma tarefa difícil. O que para Portugal já é “velhice”, no México parece ser bem diferente.

Desde 2011 que, no México, a Starbucks tem uma parceria com o Instituto Nacional para Pessoas Idosas (INAPAM), com um programa que promove o trabalho adequado para idosos. A empresa e o INAPAM, em 2013, assinaram um novo acordo com o intuito de oferecer, além de oportunidades de emprego, uma melhoria na qualidade de vida.

“Abrir as portas das nossas lojas para baristas seniores não foi uma meta mas a harmonização com a filosofia de inclusão da Starbucks”, disse Christian Gurria, diretor da empresa.

O aumento no valor do seguro de saúde, dois dias de folga semanais e um turno de seis horas e meia diárias de trabalho são alguns dos benefícios oferecidos aos funcionários.

Esta loja da Starbucks, na Cidade do México, é a primeira com o modelo de inclusão e pretende empregar 120 idosos até ao final do próximo ano. “O México tem 12,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representa aproximadamente 10% da população”, sublinha Aracely Escalante, diretor do INAPAM

Os benefícios da inclusão, segundo a Starbucks, são vários, como a redução da rotatividade de pessoal ou até a partilha de experiências com os outros funcionários, criando condições para um ambiente agradável de trabalho.