17.9.18

Solidariedade. Antídoto para o egoísmo e os nacionalismos

in Agência Ecclesia

Bispos católicos de 45 países reuniram-se durante três dias na Polónia.

Representantes dos bispos católicos de 45 países reuniram-se durante três dias, na Polónia, para debater a importância da solidariedade. Um antídoto para o egoísmo e os nacionalismos, como diz o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.

“Apesar de uma cultura que nos leva a ser individualistas, separados uns dos outros, como pessoas, como grupos e como Estados. Apesar de tudo isto, mais, por causa de tudo isto, há necessidade de anunciar a esperança que é Jesus, o qual fez de nós um povo novo. É preciso recuperar, com o anúncio de Cristo, a dimensão relacional e, portanto, a dimensão comunitária”, disse o cardeal Angelo Bagnasco.

Os trabalhos ficaram marcados pelas mensagens de apoio ao Papa na luta contra os abusos sexuais na Igreja, um tema que marca a agenda mediática e eclesial D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, manifestou o seu apoio a estes esforços.

“Os problemas, temos de os resolver e temos de os resolver como Papa Francisco tem indicado e como tem comprovado que quer resolver. Por isso, estamos completamente com ele”, refere.
Durante o encontro, foi publicado um relatório sobre o impacto das iniciativas de organizações católicas na promoção do voluntariado na Europa.