17.9.18

Uma em cada quatro horas de voluntariado é passada em organizações religiosas

in Agência Ecclesia

O estudo fala em mais de um milhão de voluntários em Portugal, 12% da população.

Mais de 25% das horas de voluntariado em Portugal são passadas em organizações religiosas, segundo o inquérito publicado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O estudo fala em mais de um milhão de voluntários em Portugal, 12% da população, dos quais mais de 100 mil voluntários se empenham em organizações religiosas, incluindo o trabalho de voluntariado missionário coordenado pela Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Na União Europeia, a média de voluntários na população com mais de 15 anos é de 22,5%.

Outros dados apresentados pelo ‘Pew Research Center’, que promoveu uma sondagem em 15 países, entre abril e agosto de 2015, mostram que Portugal é a nação onde mais pessoas participam em atividades de organizações religiosas pelo menos uma hora por mês (27% dos inquiridos, face a 3% em atividades políticas).

Os portugueses são também os mais críticos, na sondagem, face ao “excesso de regras” da Igreja Católica (74% das respostas) e ao seu “apego ao dinheiro e ao poder” (66%), embora valorizem positivamente o seu papel na ajuda aos mais necessitados (67%) e no reforço dos laços comunitários (71%).

O CCEE afirma que “não existe nenhuma outra instituição na Europa que contribua de forma tão ampla para o voluntariado e promova formas de voluntariado tão diversificadas como a Igreja Católica”.
“As organizações religiosas representam o terceiro setor mais importante do voluntariado na Europa, depois do desporto e da educação. As crenças religiosas são essenciais para motivar o voluntariado”, assinalam os responsáveis dos episcopados católicos.

O relatório foi apresentado esta sexta-feira, em conferência de imprensa, durante os trabalhos da assembleia plenária do CCEE, acompanhados pela Ecclesia na cidade polaca de Poznan.