19.2.20

Divulgados dados do Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020

in CIG

No âmbito do Projeto nacional ART’THEMIS+ Jovens Protagonistas na Prevenção e na Igualdade de Género da UMAR, foi apresentado o Estudo Nacional sobre Violência no Namoro 2020.

Nesta conferência de imprensa, que contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, foram divulgados dados sobre a vitimação e as conceções dos/as jovens sobre a violência no namoro.

Os dados mostram que 58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a; e 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência. O estudo aponta para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência como a violência psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário e hábitos de convívio, entre outros).

Neste Estudo, realizado anualmente desde 2017, participam jovens do 7º ano ao 12º ano de escolaridade, do ensino regular ou profissional e de várias escolas distribuídas a nível nacional. O Projeto de prevenção primária da violência de género tem sido implementado em contexto escolar, de forma sistemática e continuada, com crianças e jovens do Jardim-de-Infância ao Ensino Secundário nos distritos de Porto, Braga, Coimbra, Lisboa e Região Autónoma da Madeira.
Consulte o Estudo aqui.