7.2.20

Há 10 anos que não havia tanta gente a trabalhar em Portugal

Sónia M. Lourenço, in Expresso

O número de pessoas a trabalhar em Portugal atingiu 4,913 milhões em 2019, o mais elevado desde 2009, ajudando a taxa de desemprego a descer para 6,5%, a mais baixa desde 2003. Mas, há sinais de alerta. O crescimento do emprego voltou a abrandar e foi o mais modesto desde a crise. Também a queda do desemprego foi a mais baixa desde a crise

É um valor que não era visto em Portugal há uma década. Em 2019 o número de pessoas a trabalhar no país atingiu 4,913 milhões, o mais elevado desde 2009, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quarta-feira. Nesse ano, a população empregada ficou muito perto dos 5 milhões - uma barreira ultrapassada em 2008 - e, de então para cá, a história é conhecida. A crise económica e financeira, durante o consulado da troika, levaram o mercado de trabalho a bater no fundo em 2013 (com o número de pessoas a trabalhar a encolher em mais de meio milhão), recuperando a partir daí.

Não é só o número de pessoas a trabalhar em 2019 que há muito não era visto em Portugal. Também a taxa de desemprego, que se situou nos 6,5% — um valor ligeiramente acima da projeção de 6,4% inscrita pelo Governo no Orçamento do Estado para 2020 — é a mais baixa desde 2003.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.