25.3.20

Fase de mitigação. "Transição pode ter turbulência", alerta DGS

Filipa Matias Pereira, in Notícias ao Minuto

Portugal entra, na quinta-feira, na fase de mitigação no âmbito da pandemia do novo coronavírus.

PAÍS A transição para a fase de mitigação "pode ter turbulência e estamos cá para resolver os obstáculos. Estamos cá para resolver os problemas e para prestar assistência aos doentes de acordo com o grau de evolução da doença", assegurou Graças Freitas na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, na manhã desta quarta-feira.


Precisou a diretora-geral da Saúde, acreditando que há dúvidas em relação ao plano de contingência, "que estamos na fase 3.2, o quer quer dizer que há transmissão comunitária. Não descontrolada, mas temos transmissão comunitária".

É precisamente por esse motivo que, "às 00h00, vai entrar um novo plano para abordar a Covid-19. Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação".

Os dias de transição são, nas palavras de Graça Freitas, "sempre complexos. Vamos mudar de um paradigma para outro, de uma forma assistencial para outra".

Também presente na reunião desta manhã esteve o secretário de Estado da Saúde, António Sales, que recordou que a terceira fase desta pandemia, a da mitigação, "é a mais crítica e isso exige de todos nós" esforços acrescidos. Ao Estado cabe "preparar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta aos cidadãos". O secretário de Estado alertou ainda que "aos cidadãos e a cada um de nós cabe a autoproteção e a dos que nos são mais queridos".

Quase 80% dos óbitos registados em Portugal até à data dizem respeito, como recordou o governante, a pessoas com "80 anos ou mais. A letalidade da doença é maior entre os idosos e não a devemos perder de vista". Por isso, "os lares de terceira idade são uma preocupação" e é importante que estes tenham planos de contingência.

Já no que aos materiais de proteção individual diz respeito, o Governo continua a acompanhar o processo e, "à medida que [este] vai chegando, vai sendo distribuído onde é mais preciso". Ao mesmo tempo, salvaguardou, "continuamos a identificar oportunidades no mercado para garantir que o fluxo satisfaz as necessidades do país, que nesta fase são naturalmente maiores".

O número de mortes associadas ao vírus que provoca a Covid-19 subiu para 43 em Portugal, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), num boletim que regista 2.995 casos de infeção.