26.3.20

Unir ao telefone jovens e idosos desconhecidos para evitar que saiam à rua

in TSF

A promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido tem como eixo fundamental a promoção das relações sociais e inclusão. Neste contexto, a existência de oportunidades de interacção e relacionamento interpessoal entre os cidadãos, através de actividades promotoras das sinergias intergeracionais é recomendada.

A implementação de planos estratégicos e programas de combate ao isolamento e à exclusão social e de resposta a grupos de cidadãos mais vulneráveis, como pode ser o caso dos cidadãos seniores, tem ocorrido em muitas regiões do nosso território, constituindo-se como formas de reconhecimento do valor dos seniores, favorecendo a adopção de comportamentos pró-sociais.

Num contexto particularmente complexo, decorrente da pandemia por COVID-19 em que os seniores são subitamente interpelados a alterar os seus comportamentos e a permanecer em isolamento social (evitando os contactos presenciais com amigos e familiares), são expectáveis dificuldades de ajustamento que podem passar pelo agravamento de sentimentos de solidão.

A evidência científica demonstra que estes sentimentos constituem factores de risco para a saúde dos seniores e que a intervenção preventiva centrada na redução dos seus impactos pode ser concretizada pelo aumento dos contactos com familiares mas também pelo envolvimento de outras redes de apoio, como as redes de vizinhança ou outras respostas comunitárias.

Para além dos contactos estabelecidos com família e amigos através de contactos telefónicos ou outros meios de comunicação, a ativação de redes de apoio da comunidade (e.g. vizinhos, organizações locais) promovem sentimentos de pertença, reforçam a solidariedade entre as pessoas e resultam na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos seniores.

* Renata Benavente, Membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses