25.3.20

Coronavírus. Parlamento Europeu sugere evacuar campos de refugiados na Grécia

Filipe d'Avillez, in RR

A OMS já tinha pedido à União Europeia que retire as dezenas de milhares de refugiados e migrantes, para evitar mortes. Agora o Parlamento Europeu reforça esse voto.

O Parlamento Europeu sugere evacuar os campos de refugiados na Grécia para prevenir uma catástrofe causada pelo novo coronavírus.

A proposta partiu do eurodeputado Juan Fernando López Aguilar, numa carta divulgada na segunda-feira.


López Aguilar, que é também presidente da Comissão Parlamentar das Liberdades Civis do Parlamento Europeu, diz que esta é uma medida urente que pode evitar “muitas mortes”.

"Uma das principais questões a serem abordadas para evitar a rápida e ampla disseminação do Covid-19 nas ilhas gregas é a evacuação preventiva urgente dos campos superlotados", escreveu, citado pela RTP.

Na carta, dirigida ao comissário europeu para a gestão de crises, Janez Lenarcic, o eurodeputado espanhol diz que "se a UE não tomar medidas imediatas, a situação na Grécia e nas ilhas vai tornar-se incontrolável, com risco de haver muitas mortes".

A Organização Mundial da Saúde já tinha pedido à União Europeia que arranje solução para as dezenas de milhares de migrantes e refugiados que se encontram em campos nas ilhas gregas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 18.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.