27.3.20

Restaurantes solidarizam-se a dar comida a sem-abrigo

in Expresso

Fazer 200 refeições por dia para distribuír a quem dorme na rua é a iniciativa do restaurante em Lisboa onde trabalham pessoas que foram sem-abrigo. E apela a particulares e empresas doarem comida ou dinheiro para o poderem fazer "por tempo indeterminado"

Chama-se 'É um restaurante', fica em Lisboa, na Rua de S. José, e insere-se num projeto social que visa integrar no mercado de trabalho pessoas que passaram por situações de sem-abrigo.

O restaurante em Lisboa está encerrado, por medidas preventivas com o Covid-19, mas reabriu a cozinha no objetivo de fazer 200 refeições diáiras para distribuír a sem-abrigo. A associação Crescer, responsável pelo restaurante, está a lançar um apelo a particulares e empresas no sentido de doar bens alimentares e financeiros para poderem continuar este projeto "por tempo indeterminado".

A equipa que está a confecionar as refeições é liderada pelos 'chefs' Nuno Bergonse e David Jesus.

"Como muitos outros espaços de restauração na cidade de Lisboa, fechou as portas ao público temporariamente, para prevenir a propagação da pandemia.

"Sabendo que muitas instituições que distribuíam comida deixaram de o fazer - por falta de recursos humanos ou por falta de apoio logístico ", o restaurante em Lisboa "decidiu voltar a abrir a cozinha esse propósito", segundo destaca a Crescer ONG responsável pelo projeto.

Lembrando ainda que "o apoio dos voluntários nas ruas e a distribuição de comida foram significativamente reduzidos face à situação do Covid-19", a Crescer avança que tomou esta iniciativa "não sendo a distribuição de comida uma atividade habitual da associação na sua atuação junto da comunidade".

Garantindo ter "mão-de-obra muito motivada para ajudar a colmatar esta necessidade de alimentar pessoas em situação vulnerável", a frisa "precisar agora de apoios e donativos para conseguir dar resposta ao problema, por um tempo indeterminado, tão incerta é a previsão de duração da pandemia".

A Crescer lança o apelo "a empresas e particulares, com vista à angariação de produtos alimentares e suporte financeiro que permitam que esta iniciativa se mantenha enquanto for necessário", disponibilizando para este efeito seu IBAN ( PT50 0018 000348311690020 48) e contactos (email: info@crescer.org; tel: +315 213 620 192).

PUBLICIDADE