11.3.20

Violência doméstica é o crime que mais cresceu no distrito

in Rede Regional

O Bloco de Esquerda de Santarém assinalou o dia internacional da mulher com várias ações de rua em contato direto com as populações, distribuindo folhetos informativos e colando cartazes.

Além do incentivo à luta por salários iguais, pelo direito ao trabalho e pelo direito de sair à rua sem medo, esta iniciativa serviu sobretudo para chamar a atenção para o fenómeno da violência doméstica, o crime que mais aumentou no distrito de Santarém.

A nível do Ribatejo, “ocorreram 1.653 participações do crime de violência doméstica contra cônjuge ou análogo, segundo o último Relatório Anual de Segurança Interna”, sublinha uma nota de imprensa do BE.
Neste sentido, Fabíola Cardoso, deputada eleita por Santarém, “solicitou aos 21 municípios do distrito informação atualizada sobre recursos e medidas concretas disponibilizadas pelas Câmaras municipais no âmbito da violência doméstica”, explica a mesma nota.

Está também agendada uma reunião de trabalho, no final desta semana, entre a APAV, a deputada e membros do BE de Santarém, para melhor conhecer a realidade do distrito.