in Jornal Público
Os autarcas do Norte do país vão escolher hoje, em Vila Real, os dois representantes que participarão nas decisões sobre a distribuição das verbas do QREN na região, disse ontem à Lusa fonte ligada ao processo. A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está a coordenar este processo nas diferentes regiões do país e hoje ouvirá, em Vila Real, os cerca de 100 autarcas do território correspondente à Nut II - Norte.
Os presidentes de câmara vão escolher os dois elementos, que não têm de ser autarcas, mas que representarão os municípios no Programa Operacional para a Região Norte, no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional). A unidade de gestão terá outros representantes e ficará sob a alçada da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). Um dos representantes será membro executivo, ou seja, permanente, e o outro será não-executivo, acompanhando, mas não a tempo inteiro, a discussão e aprovação das candidaturas.
As três associações de municípios - Terra Fria, Terra Quente e Alto Tâmega - correspondentes à Nut III de Trás-os Montes reuniram-se ontem em Mirandela para preparar a sua estratégia para o encontro de sexta-feira, em Vila Real com a ANMP. Segundo disse à Lusa o anfitrião, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, os 15 autarcas transmontanos esperam que os escolhidos tenham "sensibilidade" para os problemas da região. Lusa