7.9.07

Mão amiga resolve problemas

Luís Martins, in Jornal de Notícias

Os idosos e pessoas incapacitadas da Guarda vão poder contar, brevemente, com uma 'mão amiga' nas pequenas reparações domésticas. A autarquia e a associação de desenvolvimento Pró-Raia estão a ultimar o 'BricoSolidário', um serviço totalmente gratuito para facilitar a vida a quem vive sozinho e não sabe ou não está em condições de realizar estas tarefas.

O projecto deverá estar no terreno até ao final do ano e vai envolver diariamente dois técnicos, cuja missão é arranjar o cano que rebentou, a torneira que pinga, a lâmpada fundida ou mudar fechaduras, entre outros trabalhos. "São pequenas coisas que a nós, enquanto pessoas ainda capazes, não nos assustam, mas que para pessoas limitadas ou com alguma idade geram muita confusão e intranquilidade", refere a presidente da Pró-Raia - Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte e também vereadora na Câmara da Guarda.

Lurdes Saavedra adianta que o serviço será activado através de uma Linha Verde, cujo número será divulgado proximamente, seguindo-se uma triagem diária dos casos mais urgentes. O 'BricoSolidário' vai actuar em todo o concelho da Guarda, já que uma carrinha de apoio levará todo o material necessário para as reparações. A iniciativa destina-se a melhorar a qualidade de vida e o conforto de idosos e pessoas com mobilidade limitada e poucos recursos. As entidades promotoras, que candidataram o projecto a fundos comunitários, tencionam ainda disponibilizar outros serviços a esta camada da população, nomeadamente de cabeleireiro e barbeiro. "A ideia é estabelecer uma parceria com um profissional, pois a imagem numa pessoa de idade também é muito importante", considera.