20.7.07

Deficientes vão ter carros que dispensam condutor

Nelson Morais, in Jornal de Notícias

Primeiros testes no hospital realizaram-se ontem, com carros mais pequenos do que os esperados e sem algum equipamento previsto


Os deficientes motores internados no Hospital Rovisco Pais (HRP), na Tocha, vão usufruir de carros eléctricos que dispensam condutor para deslocações entre os pavilhões da instituição. O projecto é inédito e está a ser desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e no Instituto Pedro Nunes.

A sua pertinência decorre da distância que separa os pavilhões do HRP, que tem 144 hectares, e o tipo de doentes internados pessoas com défices extremos de locomoção, como paraplégicos, que percorrem quilómetro e meio entre os edifícios onde dormem e onde fazem reabilitação física.

Actualmente, as deslocações fazem-se numa "carrinha que exige motorista e é pouco ecológica é cara!", resume o director hospitalar Fernando Martins, ressalvando o caso dos paraplégicos que fazem, com bom tempo, o caminho de cadeira de rodas.

Com os carros "inteligentes" - a direcção e velocidade são determinadas por informação transmitida magneticamente por um cabo disposto ao longo do caminho -, o HRP oferecerá mais autonomia aos doentes. Bastar-lhes-á carregar no botão de um PDA, para chamar o carro, entrar e carregar em novo botão, correspondente ao destino. Os tetraplégicos poderão não dispensar o acompanhamento de um auxiliar, embora o líder do projecto, Jorge Dias, preveja que o carro também obedeça a comando de voz.

Ainda não há data para a inauguração deste transporte, mas é prometido empenhamento. "Temos um grande problema de mobilidade, pelo que, quanto mais rápido o resolvermos, melhor", diz Martins. O HRP aguarda a importação de carros, com lotação até oito cadeiras, e a posterior instalação da tecnologia que está a ser desenvolvida pelos investigadores Jorge Dias, António Cunha, Hugo Freitas e Pedro Serra.

A novidade do projecto é o uso de veículos sem condutor com pessoas (já são usadas na indústria com mercadorias) e em contexto hospitalar. A Holanda está a desenvolver uma experiência com transporte de pessoas, na cidade de Roterdão, mas foi suspensa, por problemas técnicos.

"É um bom projecto!"

Em 2005, Marco Marques, 33 anos, caiu de um pinheiro e ficou paraplégico. Vai no terceiro internamento no Hospital Rovisco Pais, concelho de Cantanhede, e já dá uns passos, com canadianas. Mas é em cadeira de rodas que faz viagens diárias de um quilómetro e meio, entre os pavilhões onde tem cama e mesa e onde faz reabilitação física. Ontem, ao fim de dez minutos de conversa com jornalistas, inclinou-se para a frente, mirou um carro em testes, recostou-se novamente na cadeira de rodas, e deu a sentença "Não, isto é um bom projecto!". E manteve a opinião, sem queixas, no regresso da viagem experimental. Revelou-se menos exigente do que o outro paraplégico que experimentou o carro. Não admira: Nelson Oliveira, que tem 31 anos e sofreu um grave acidente de moto, é engenheiro mecânico. Achou o carro "bastante funcional", mas disse que "tem um arranque violento [a velocidade máxima é 10 km/hora] e é muito instável para uma pessoa com uma lesão medular mais alta". Líder do projecto científico, Jorge Dias respondeu que o arranque é afinável e a instabilidade deve-se ao desgaste das suspensões do veículo, em testes diversos há anos. Mas, frisou, "este tipo de críticas é mais que bem vindo". "A engenharia em Portugal peca muito por falta de atitude crítica dos consumidores", observou.