27.7.07

Desemprego para 24 funcionários

MV, in Jornal de Notícias

Foi sem "grandes expectativas" quanto ao fim da Fundação e subsequente despedimento que os 24 trabalhadores esperaram pelo final da reunião. A maioria já estava preparada para a situação, sobretudo, a partir da altura em que a Câmara deixou de co-participar com as dotações financeiras constantes do protocolo. "Era um fim esperado. Nunca tive muitas ilusões. Sabia que, mais ano,menos ano, a Fundação podia acabar. Desde 2003 que as nossas funções iam sendo esvaziadas", contou, ao JN, uma assistente social a trabalhar há vários anos na instituição e que preferiu o anonimato com medo de eventuais represálias.

"Até ao fim ainda quis aceditar que não iam fechar desta maneira uma Fundação que, ao longo dos anos, soube apoiar os mais desfavorecidos e interveio de forma eficaz nas comunidades locais. A partir de agora, quem mais precisa ficará desprotegido de uma intervenção social", argumentou uma técnica com "muitos anos" de trabalho na reabilitação de imóveis degradados.

"A Fundação era a única entidade a intervir localmente e com um conjunto de respostas para ajudar as famílias das freguesias mais carenciadas da cidade. Não faz sentido extingir um organismo com provas dadas e substituir as suas valências por outras entidades. Somos nós que temos um conhecimento concreto da situação", considerou um dos arquitectos da Fundação.

"Estou preocupado. Investi as minhas energias e capacidade de trabalho nesta área e agora fico com a ameaça de desemprego. A SRU só faz a reabilitação de edifícios com fins lucrativos. Na zona histórica está quase tudo por fazer", concluiu outro técnico.