22.7.07

Choque tecnológico para adultos à procura de novas oportunidades

in Jornal de Notícias

"Queremos massificar o uso de computadores e o acesso à Internet de banda larga, em nome de um país mais moderno e mais confiante", declarou o primeiro-ministro, numa das cerimónias de entrega dos primeiros 400 computadores portáteis oferecidos pela TMN aos trabalhadores em formação no âmbito programa Novas Oportunidades. O acto de José Sócrates foi repetido por mais 17 elementos do Governo, nas capitais de distrito do continente.

José Sócrates destacou "a coragem e a ambição de quem quer, individualmente, fazer mais". Na ocasião, o primeiro-ministro disse que "o défice essencial do país, o mais profundo, é o das qualificações", acrescentando que "a batalha estratégica" que o Governo tem de travar é a que permita aumentar as qualificações dos portugueses.

Durante a cerimónia, que decorreu, ontem, no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, José Sócrates entregou 30 computadores e certificados de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Com esta iniciativa, José Sócrates quis "homenagear a coragem" dos cidadãos que "reconheceram publicamente que queriam aprender mais e voltaram à escola para fazer mais pela sua vida e pelo seu país".

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, enalteceu, em Portalegre, "o esforço e o sacrifício" das pessoas que "querem algo mais da sua vida" e se inscreveram no programa Novas Oportunidades. "Só quem vive momentos como o de hoje tem a dimensão bem exacta do que significa, no domínio profissional, pessoal e familiar, ter um diploma do 9.º ou do 12.º ano, que, infelizmente, a vida não permitiu a tantos de nós alcançar", disse.

Vieira da Silva falava no Centro de Formação Profissional de Portalegre, numa das cerimónias de entrega de computadores e certificados de conclusão de nível de escolaridade a 20 formandos (adultos). Só no distrito de Portalegre, segundo o governante, no primeiro trimestre de 2007, quase 10% da população activa, que não tinha o 12.º ano, inscreveu-se nos centros Novas Oportunidades.

Sonhos concretizados


Orlando Nascimento (51 anos) é apenas um exemplo. Concretizou o sonho de melhorar as suas qualificações académicas. As dificuldades económicas impediram que estudasse em jovem, mas agora, que acabou de receber o certificado do 9.º ano ao abrigo do programa Novas Oportunidades, pretende continuar a formação para Engenharia Ambiental ou Enfermagem.

"Isto agora não é para parar, é para ir até ao Politécnico", disse Orlando Nascimento, um dos 35 formandos do distrito de Bragança que receberam diplomas de equivalência a níveis de escolaridade e de certificação de competências. A experiência deu ânimo a este formando, que muito novo teve de ajudar a mãe, uma viúva com nove filhos, começando a trabalhar.

Há três meses que Maria do Carmo Simão, 48 anos, anda numa guerra diária entusiasmada com o que aprende nas aulas de Informática, todas as noites disputa ao filho, de 17 anos, o uso do único computador lá de casa. Uma contenda que terminou ontem.

A auxiliar de escola primária recebeu das mãos de um membro do Governo um dos 16 computadores portáteis a distribuir aos adultos do Algarve que aderiram à iniciativa Novas Oportunidades.

"Andei na escola até aos 13 anos, fiz o sexto ano, e agora senti necessidade de me realizar, foi por isso que me inscrevi no programa", explica a funcionária autárquica.

Mediante o pagamento de uma quantia de entrada de 150 euros e pagando 15 euros por mês durante um ano, os beneficiários do programa "e.oportunidades" terão acesso a um computador portátil, acesso gratuito à Internet em banda larga, durante um ano, e a uma linha telefónica.