1.5.09

O grito dos pobres

Florentino Beirão, in Jornal Reconquista

O nosso país, segundo o Banco de Portugal, revela-se o mais carenciado da Europa, a nível das crianças, apenas ultrapassado pelos países de Leste. A percentagem ronda já os 24% e, com a actual e prolongada crise que se avizinha, certamente que irá subir ainda mais. Se juntarmos a esta faixa etária os idosos carenciados, cerca de 35.6%, obteremos uma fotografia muito negra da nossa realidade social.

Se consideramos a nossa região das Beiras, os números da pobreza indicam uma percentagem de 23.2.%, ultrapassado apenas, no Continente, pelo Alentejo, com 26%.

O quadro fica ainda mais carregado se juntarmos a todos estes dados as últimas afirmações do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, que reconheceu, face à deprimente situação actual, que esta crise “pode agravar as situações de desigualdade sociais” e que este “é um risco maior em virtude do desemprego”.

Resumindo: as crianças, os doentes, os idosos e os desempregados aí estão à mercê de quem queira ou possa interessar-se por eles. Caso contrário, irão a passar dias difíceis.

Face a esta grave situação, o Governo, o presidente da República e o Cardeal Patriarca de Lisboa já começaram a tomar posição quer através da palavra quer da acção, face aos desafios do futuro. Segundo Cavaco Silva, “é urgente colocar no topo da agenda, ao lado da liberdade, a responsabilidade, a solidariedade e a coesão sociais”.

A questão da solidariedade social, relativamente aos mais carenciados da sociedade, não é de hoje, mas de sempre. “Pobres sempre os tereis convosco”, já advertia Cristo. Face a esta realidade, várias têm sido, ao longo da história, as respostas, nunca suficientes.

Considerando apenas a história do nosso país, a assistência à pobreza, conheceu dois principais modelos. Numa primeira fase, aparece-nos ligado a pessoas particulares, como uma forma de piedade cristã. Os órfãos, os doentes, as viúvas e os idosos, os mais fracos da sociedade, eram apoiados pelo conjunto da comunidade local. Paralelamente, os reis, os concelhos, os nobres e o clero, iam fundando algumas instituições de assistência através de legados pios, como pequenos hospitais, albergarias ou posadas para os peregrinos.

Seria necessário esperar pelo séc. XV, a partir de D. João II, por influência italiana, para o Estado assumir a assistência, como uma das suas obrigações.

Aparecem então as Misericórdias em 1498, sustentadas sobretudo pelos seus confrades, para responder, ao longo do país, às necessidades assistenciais das populações mais carenciadas.

A frágil situação de assistência do nosso país, sobretudo nas zonas rurais, assolada com fomes, guerras e epidemias contínuas, conheceria uma situação ainda mais grave ao longo das invasões francesas, no início do séc. XIX.

Só para termos uma ideia, o primeiro asilo de mendicidade foi criado em Lisboa apenas em 1836, com D. Maria II. E o asilo distrital de Castelo Branco, só em 1866, para meninos e meninas desprotegidas.

No séc. XX, no nosso país, até aos anos sessenta, nem sequer havia reformas para os rurais. Só após o 25 de Abril, os governos, embora lentamente e com profundas limitações, foram tentando estender a assistência na doença e na velhice a todos os cidadãos.

Hoje, face às dificuldades acima referidas, todas as instituições de assistência, particulares ou do Estado, são convocadas, por dever cívico e moral, a empenhar-se na solução dos graves problemas já no terreno e dos demais que estarão para vir.

Recordemos a voz de Bob Dylan quando há anos, perguntava numa das suas célebres canções: “quantos ouvidos deve um homem possuir, até que possa ouvir o lamento do próximo”?