20.5.09

Crise económica "está em momento de viragem"

in Jornal de Notícias

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, defendeu, esta quarta-feira, que é tempo de preparar a fase da retoma e considerou que se vive momentos de viragem na crise.

"Estaremos num ponto de viragem ou próximo de um ponto viragem. O défice ocasional hoje tem um efeito fixo na dívida pública e no período pós-crise os esforços devem ser orientados no sentido de reduzir os níveis da dívida", salientou o ministro das Finanças.

Teixeira dos Santos considerou ainda que o Governo português tem de seguir duas vias simultâneas - atacar a crise e preparar a fase da retoma.

" Por um lado, voltarmos ao processo de correcção orçamental e, por outro, criarmos as condições para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)", disse Teixeira dos Santos numa conferência do sector financeiro sobre "As Estratégias para um Novo Ambiente", organizada pela Atkearney, em Lisboa.

O ministro lembrou que a resposta à crise, sem precedentes, levou a um aumento da dívida pública e à utilização de estabilizadores económicos.

"Não podemos lutar contra esta crise tirando os olhos do que vem a seguir", frisou o ministro, que defendeu a necessidade de haver um reforço ao nível dos sistemas de regulação e supervisão, bem como da reforma do sistema financeiro.

"Não podemos ter uma atitude tão laxista como no passado", sublinhou o ministro referindo-se ao modelo de regulação do sector financeiro.