18.5.09

PIB cai pelo terceiro trimestre consecutivo

L.T., in Jornal de Notícias

A economia portuguesa "encolheu" 3,7% nos primeiros três meses deste ano por comparação com o período homólogo de 2008.

A informação ontem divulgada pelo INE mostra, contudo, que se a comparação for feita com o trimestre anterior, Portugal contraiu 1,5% o que corresponde ao terceiro melhor desempenho entre os 16 países da UE que já divulgaram dados do PIB. Esta comparação foi sublinhada ontem pelo primeiro-ministro, ao acentuar que o abrandamento é por cá inferior ao de outros países mas, ainda assim, José Sócrates manifestou-se "preocupado" com o comportamento da economia.

A estimativa rápida do INE sobre as Contas Nacionais Trimestrais não especifica com detalhe o peso das diversas componentes nesta contracção da economia, mas avança que a forte quebra homóloga do PIB esteve "essencialmente associada à redução acentuada das exportações de bens e serviços e do investimento". Em menor grau é também devida à redução das despesas de consumo das famílias.

A quebra homóloga de 3,7% do PIB é mais forte do que a registada no trimestre anterior (que foi então de -2,0%) e indica que a economia caiu pelo terceiro trimestre consecutivo. Ainda assim, no conjunto da UE, Portugal ostenta o terceiro melhor desempenho na variação em cadeia, atrás de Chipre e França. Os piores desempenho foram da Letónia e Eslováquia (com -11,2%).