15.7.10

O país está no limiar da insustentabilidade e da capacidade para mobilizar recursos, diz Passos Coelho

Por Natália Abreu, in Jornal Público

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse ontem que Portugal está "no limiar da insustentabilidade" da dívida externa e da capacidade de mobilizar recursos para fazer as reformas de que necessita.

"Nós estamos hoje no limiar da insustentabilidade da nossa dívida externa e da nossa capacidade para drenar recursos para as reformas internas que precisamos de fazer, pelo que todas as decisões que forem tomadas têm de ser muito bem avaliadas, muito bem explicadas e têm de nos parecer simples de executar", declarou. "Se nos escapar este pragmatismo e esta simplicidade, nós vamo-nos embrulhar em questões difíceis para as quais nunca vamos conseguir uma resposta justa", vaticinou.

O líder do PSD falava no encerramento da conferência subordinada ao tema "Carreira Docente: Realidades e Contradições", onde o orador principal foi Nuno Crato que, de modo metafórico, defendeu como caminho "acabar com o Ministério da Educação". Passos Coelho explicou que não iria tão longe, mas defendeu um novo sistema de educação baseado em alterações de fundo na forma como é gerido o ensino. Quer um ministério menos interventivo e mais regulador e defende que se deve "permitir uma maior escolha das escolas e das autarquias em relação aos professores" e, simultaneamente, "dar às famílias uma maior opção de escolha em relação às escolas onde querem colocar os seus filhos".

O sistema defendido pelo líder do PSD assentaria na exigência das avaliações com padrões e metas definidas, um sistema que poderia ser aplicado em várias áreas da governação como a saúde, a justiça ou a economia e que "traria resultados práticos em todas as áreas". Assumiu que "estas medidas não podem ser aplicadas de um dia para o outro", mas acredita que "em uma ou duas legislaturas seria possível resolver os problemas".

Propondo um percurso educativo "mais pragmático", Passos Coelho lembrou também que "a primeira missão da escola é transmitir conhecimentos" e que há outras missões que têm de ser partilhadas com a família e com a sociedade. com Lusa