28.7.10

Mais desemprego entre imigrantes

por Céu Neves, in Diário de Notícias

Estão inscritos 39 mil estrangeiros nos centros de emprego, 7,1% dos desempregados.

Há 39 mil imigrantes no desemprego, "o que significa que houve um aumento superior ao verificado a nível nacional", referiu o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, na apresentação das propostas do II Plano de Integração de Imigrantes (PII). E prometeu medidas para combater o desemprego entre os estrangeiros.

"Não podemos elaborar um programa de medidas públicas passando ao lado daquele que é um do maiores problemas dos imigrantes", disse Pedro Silva Pereira, ontem, após uma reunião do COCAI (Conselho Consultivo para os Assuntos dos Imigrantes), em que participaram a secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, e a alta comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse. O número de imigrantes desempregados quase duplicou nos dois últimos anos, representando 7,1% do total a nível nacional.

O ministro referiu que as baixas qualificações e os sectores onde trabalham (construção civil) tornam os imigrantes mais vulneráveis a uma situação de crise financeira. E prometeu uma maior adequação da oferta à procura; a agilização do reconhecimento das habilitações dos estrangeiros e mais informação.

Mas Manuel Correia, representante da CGTP no COCAI, contrapõe que os imigrantes não "podem ser o bode expiatório da crise". E sublinha: "O trabalho ilegal, em que estão essencialmente os imigrantes, ainda é uma forma de vida dos empregadores sem escrúpulos, o que é preciso combater."

O II Plano vai, também, investir nos idosos e na promoção da diversidade e diálogo intercultural.