24.7.10

Combate à info-exclusão tem garantido o aumento da procura das novas tecnologias

José Garcia, in AzoresDigital

O workshop "TIC Açores 2010", que decorreu em Ponta Delgada, traçou o estado da Região em matéria de Tecnologias de Informação e Comunicação, possibilitou uma reflexão sobre a evolução do sector e os desafios e oportunidades que se nos colocam.

Foi desta forma que o Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, encerrou ontem dia a sessão de trabalhos dedicada à análise da presença e efeito das TIC junto da comunidade açoriana, numa palestra dirigida essencialmente a empresários e responsáveis pela difusão das novas tecnologias da informação e comunicação.

Em representação do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, Paulo Menezes referiu que o Governo dos Açores, no seu programa para a actual legislatura, "propôs-se dinamizar o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação nas suas mais diversas vertentes como factor de modernização e inovação dos Açores".

Neste contexto, a tutela está empenhada, enumerou, na promoção do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação segundo um critério de proximidade; consolidação e desenvolvimento da plataforma do Governo Electrónico, garantindo a sua interacção com entidades externas e o cidadão; combater a info-exclusão, proporcionando a igualdade de oportunidades, a satisfação das necessidades sociais e a melhoria da qualidade de vida das populações; e ainda contribuir, desta forma, para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, enquanto factores estratégicos para a constituição de novos modelos económicos e sociais.

Para o alcance destas metas, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), tem dado passos significativos na promoção do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente com a criação de Espaços TIC em todas as ilhas - actualmente são 84 – e com a instalação de redes wireless nas ilhas da coesão e nas aerogares da Terceira e do Pico, para acesso gratuito à internet.

O Director Regional, que apresentou a visão estratégica do Governo dos Açores para o sector das TIC na Região na sessão de encerramento do "TIC Açores 2010", referiu ainda a implementação de medidas no âmbito do Plano Integrado para a Ciência Tecnologia e Inovação (PICTI) enquanto ferramenta para a disponibilização da tecnologia para acesso à sociedade de informação e do conhecimento.

"Continuamos a melhorar as nossas medidas do PICTI, estando já em curso uma reformulação deste mesmo programa para adequa-lo às novas realidades da sociedade onde vivemos. Neste sentido, vamos lançar novo concurso para os Espaços TIC tendo em conta que a Região está num patamar diferente, com novas acessibilidades e, inevitavelmente, com outras necessidades", acrescentou.

No que respeita à consolidação e desenvolvimento do Governo Electrónico também aqui têm sido feitos enormes progressos, sublinhou o governante. Nesta área estão a ser desenvolvidos diversos projectos que têm vindo facilitar a interacção da administração regional com as entidades externas e com os cidadãos. "Esta é uma luta constante de melhoria da prestação de serviço e de maior aproximação ao cidadão. Continuam, nos mais diversos sectores da Governação, a desenvolver-se novas ferramentas e novos sistemas que venham ao encontro das necessidades e dos anseios dos cidadãos", disse Paulo Menezes.

Quanto à grande batalha do combate à info-exclusão, que visa proporcionar a igualdade de oportunidades, a satisfação das necessidades sociais e a melhoria da qualidade de vida das populações, o Governo Regional, atreves da SRCTE tem vindo a disponibilizar os recursos financeiros e técnicos a instituições de solidariedade social, a cidadãos portadores de deficiência e a outras instituições que, através de iniciativas várias, facilitam e disponibilizam serviços que contribuem para o bem-estar das populações.

"O Governo dos Açores tem desenvolvido esforços no sentido de serem criadas condições para que a nossa sociedade tenha um acesso mais facilitado à sociedade de informação e do conhecimento, para que as nossas empresas sejam mais competitivas e para que a nossa Região seja mais apetecível e atractiva. A nossa situação de insularidade desaparece quando se fala de telecomunicações", afirmou o Director Regional.

Paulo Menezes relembrou ainda que foi através da insistência do Governo dos Açores que o anel de fibra óptica vai ser finalmente extensível às ilhas das Flores e Corvo, foi possível aceder gratuitamente aos canais generalistas nacionais e ainda que os Açores fizessem parte das regiões que vai integrar a primeira fase da televisão digital terrestre.

Aos empresários presentes o governante apelou à modernização e conversão tecnológica, afirmando que "novos desafios estão a ser colocados. O mercado das TIC não é hoje nada comparável com o de à uns anos atrás. As exigências são muito maiores porque os clientes são mais exigentes. Há que repensar alguns modelos de negócio nesta área. No entanto, não podemos aqui também esquecer que a solução passa, normalmente, por recursos humanos, isto é, recursos humanos qualificados".