15.7.10

Durão Barroso diz que euro criou "ilusão de prosperidade"

in Jornal de Notícias

O euro funcionou como um "soporífero" para alguns países europeus, resultando numa "ilusão de prosperidade", admitiu o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, numa entrevista publicada hoje, quinta-feira, por um jornal inglês.

O ex-primeiro ministro português afirmou ao The Times que as taxas de juro baixas facilitaram o recurso ao crédito, criando uma falsa sensação de confiança económica.

O resultado foi que os governos evitaram fazer reformas económicas difíceis mas necessárias, acrescentou.

Até há alguns meses, o euro foi considerado um "grande sucesso", tendo-se transformado na "segunda moeda mundial e em algumas áreas é a primeira em termos de transações", sublinhou Durão Barroro.

O "alarmismo" recente deve-se, sustentou, a "um problema sem precedentes".

"Os mercados começaram a discriminar entre as dívidas públicas de diferentes membros do euro na mesma união monetária", resumiu.

"Este é um problema para o qual, francamente, não estávamos preparados e perante o qual temos de reagir e temos estado a reagir", acrescentou.

As medidas de austeridade que vários governos europeus entretanto tomaram são, na opinião do presidente da Comissão Europeia, uma prova de que o euro está a funcionar.

"O euro está a ser um condutor extremamente poderoso para o que a Europa precisa. E o que a Europa precisa acima de tudo é não viver acima das suas possibilidades e, segundo, fazer as reformas estruturais para se tornar mais competitiva nas economias globais", defendeu.

Durão Barroso prometeu que os líderes europeus estão dispostos a fazer "o que for preciso" para defender o euro, como foi o caso do fundo de emergência criado para ajudar a Grécia.