16.7.10

Beja: Ciganos preparam concentração nacional para denunciar «xenofobia»Por Redacção

in A Bola

Vítor Marques, presidente da União Romani Portuguesa, garante que se nada for feito para combater as condições «deploráveis» em que vivem as famílias ciganas do Bairro das Pedreiras, em Beja, será convocada uma «concentração nacional» da comunidade para protestar contra a situação.

Em causa estão as condições do Bairro das Pedreiras, onde desde 2006 vivem cerca de 400 pessoas. Além da baixa qualidade das habitações e da falta de acessos a serviços básicos de saúde e educação, os moradores do bairro criticam construção de um muro de 2,5 metros de altura num dos lados do bairro.

«Tantos anos a lutar contra o muro de Berlim e temos um muro em Beja», afirmou Vítor Marques, em declarações ao jornal Público. «Estamos perante um caso evidente em que soluções remediadas degeneraram em situações xenófobas», denuncia. «Queremos evitar a todo o custo o conflito social, quando sabemos que são outros a promovê-lo», mas «se as coisas não arrepiarem caminho faremos uma concentração nacional em Beja da comunidade cigana», avisou.