21.12.10

Árvore de Natal com mil homens

Dora Mota, in Jornal de Notícias

Começa hoje, segunda-feira, a ser montada, na Praça General Humberto Delgado, a estrutura da árvore de Natal de 12 metros, composta por miniaturas dos "Homens T". A "Árvore de Natal onde Homens e Mulheres são Estrelas# será inaugurada na próxima quarta-feira.

Esta árvore de Natal é uma iniciativa da Associação Espaço T, em parceria com a Câmara Municipal, e vai ficar instalada diante dos Paços do Concelho até 7 de Janeiro. Representa uma continuidade artística da exposição de arte pública "Homens T", uma mostra de manequins em forma humana de tamanho real e pintados por vários artistas, que esteve patente na Avenida dos Aliados, no Verão do ano passado.

Cerca de 20 patrocinadores tornaram possível criar a árvore de Natal, sustentada por uma base de ferro, de onde serão suspensos mais de mil pequenos "Homens T" de madeira, com 45 centímetros de altura. São, ao certo, 1007, dos quais 100 foram pintados por artistas e 907 por utentes de vinte instituições de solidariedade social do Grande Porto e também reclusos de cadeias.

Os 100 bonecos pintados por artistas serão distribuídos aleatoriamente "para que não seja a árvore dos excluídos", disse ao JN Jorge Oliveira, presidente do Espaço T. No interior da "árvore", haverá focos projectados para o exterior, de forma a iluminar os "Homens T".

Os próximos três dias serão de trabalho em redor da estrutura de ferro para que a árvore de Natal fique pronta a tempo da inauguração, marcada para as 18 horas de depois de amanhã. Na cerimónia, tocará a violoncelista Vanessa Pires e será lançado o novo número da revista "Espaço Con(Tacto)".

"Não vai mudar a crise, nem nada disso, mas é um contributo, é um acto simbólico. Quem está a pintar os bonecos sente que a árvore também lhe pertence", referiu Jorge Oliveira. Quando a árvore for desmontada, os 1007 pequenos "Homens T" serão também leiloados.

O conceito "Homem T" parece ter encontrado rumo próprio, assinala o presidente do Espaço T. Os "Homens T" deverão continuar a propagar a mensagem da luta contra a exclusão social em Lisboa e na cidade francesa de St. Avertin. Uma reportagem do Euronews sobre a exposição nos Aliados abriu-lhes as portas à internacionalização e, em Julho, os 30 bonecos não vendidos e outros 30 em branco, a pintar por franceses, vão ser expostos em França.

Também estão a ser negociada com a Câmara Municipal de Lisboa a realização da exposição lá, com o patrocínio da Unesco. A vontade da associação é instalá-la no Terreiro do Paço, mas falta ainda ultimar os pormenores da iniciativa.