23.12.10

Salário mínimo aumenta 10 euros em Janeiro e chega aos 500 em Outubro

in Jornal de Notícias

A ministra do Trabalho, Helena André, quer que o salário mínimo atinja os 500 euros em Outubro

A ministra do Trabalho, Helena André, garantiu hoje, quarta-feira, que o objectivo do Governo é atingir os 500 euros de salário mínimo até Outubro de 2011.

Helena André, que falava no final da reunião de concertação social, adiantou que o objectivo é atingir os 500 euros, conforme previsto no acordo de 2006, "de uma forma faseada".

"Em Janeiro haverá um aumento de 10 euros e posteriormente duas avaliações, uma em Maio e outra em Setembro", disse a ministra adiantando que as avaliações irão decidir novos aumentos em Junho e Outubro.

Segundo Helena André, esta proposta apresentada aos parceiros, que resultou dos pontos de vista da UGT, Confederação de Comércio e Serviços e Confederação Industrial Portuguesa, garante que os 500 euros serão uma realidade em 2011 e que o Governo legislará nesse sentido.

A ministra do trabalho mostrou-se disponível para discutir durante o próximo ano medidas de "políticas activas " para apoiar sectores com mais dificuldades em proceder a estas actualizações do salário mínimo.

O acordo tripartido estabelecido em 2006 previa o aumento gradual do salário mínimo para que em Janeiro de 2011 fosse fixado nos 500 euros.