20.12.10

Bolo Solidário angariou verbas para obra social da Vitória

in Jornal Público

Venda de bolos e outros produtos rendeu mais de mil euros para obra do padre Jardim Moreira

Uma unidade hoteleira do centro do Porto angariou ontem mais de mil euros numa iniciativa de solidariedade destinada a apoiar a Obra Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, dirigida pelo padre Jardim Moreira. Esta acção, intitulada Bolo Solidário, reuniu, para venda, um total de 30 bolos, a maioria dos quais confeccionados por particulares, meia centena de caixas de trufas recheadas, oferecidas pela artesã Rogéria Brindes, e garrafas de azeite d"Alva.

"Mal abrimos as portas, vendemos vários bolos a clientes do hotel e contamos vender tudo até ao final do dia", disse Paulo de Carvalho, director do Hotel Infante de Sagres. Paulo de Carvalho explicou à Lusa que o Bolo Solidário é uma "réplica autorizada" de uma acção organizada desde o ano lectivo 2006/2007 por três professoras da Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia.

"Para ajudar os alunos desta escola com graves e diversificadas carências, cada uma destas professoras confecciona e oferece, semanalmente, um bolo, uma sobremesa ou um salgado, que são vendidos à fatia, exclusivamente na sala dos professores, e cujo valor reverte inteiramente para alunos", referiu.

A iniciativa do Hotel Infante de Sagres contou com a colaboração da decoradora e promotora de eventos Ana Maria Gonçalves. "Pedimos a amigos para fazerem e oferecerem bolos a favor desta causa. Muitos aceitaram o desafio, outros entregaram a tarefa a confeitarias, mas o que conta é a solidariedade", disse. O conceito é "traga ou leve, ou somente leve", porque "há bolos para todos os gostos, desde o bolo-rei aos bolos de chocolate, nozes, chila e laranja, entre outros", acrescentou Ana Maria Gonçalves.

O preço de cada bolo era de 15 euros. As caixas de bombons foram vendidas a dez euros e as garrafas de azeite a cinco euros.

A Obra Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, dirigida pelo padre Jardim Moreira, é uma instituição de solidariedade social que tem como objectivo apoiar o desenvolvimento da comunidade local, da freguesia da Vitória, no centro histórico do Porto.