23.12.10

Crédito malparado subiu para 4,217 mil milhões de euros em Outubro

in Jornal de Notícias

O crédito concedido às famílias aumentou 147 milhões de euros de Setembro para Outubro, tendo o crédito considerado de cobrança duvidosa aumentado 98 milhões de euros, indicou hoje, quinta-feira, o Banco de Portugal.

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, o crédito concedido pelos bancos em território nacional às famílias aumentou de 140.972 milhões de euros para 141.119 milhões de euros.

O crédito considerado de cobrança duvidosa, o chamado malparado, também aumentou em dois terços do aumento do dinheiro emprestado.


foto Leonel de castro



Este valor passou de 4.119 para 4.217 milhões de euros, representando já 2,98 por cento do total do valor emprestado aos particulares.

O segmento do crédito à habitação foi o único a registar uma subida no valor emprestado aos particulares, com uma subida de 189 milhões de euros, havendo uma quebra de 38 milhões no valor concedido para outros fins (que não consumo e habitação) e de 4 milhões de euros no valor emprestado para consumo.

Em sentido contrário esteve o valor do malparado. Apesar da diminuição no valor emprestado para outros fins e consumo, o malparado aumentou mais nestes dois segmentos.

O malparado no crédito para outros fins subiu 40 milhões e no consumo 36 euros, tendo na habitação aumentado também, mas 21 milhões de euros, entre Setembro e Outubro.

Ainda assim, devido ao seu maior peso, o malparado na habitação e no consumo continuam a representar grande parte do bolo total, mais de 77,2 por cento de todo o malparado nas famílias.